Blog

Sinal WIFI e seus obstáculos

16 / jun / 2020

A rede sem fio dos roteadores também conhecida tecnicamente como ondas de rádio, são um meio muito eficiente de transportar informações pelo ar por utilizarem ondas de alta frequência para fazê-lo. Atualmente existem duas faixas de frequência amplamente utilizadas nos roteadores sem fio que são as de 2.4 GHz (gigahertz) e 5 GHz.

Sabendo das duas faixas de frequência mencionadas acima, quando o assunto é redes sem fio e falamos em rede 2.4 GHz, estamos dizendo que o seu roteador é capaz de oferecer esta frequência no qual irá usar ondas maiores em distância, porém em pequenas quantidades. Isso significa que o sinal do seu Wifi irá mais longe e que o mesmo tem capacidade de transpor mais barreiras, porém com uma velocidade menor de internet e quando falamos nas redes 5 GHz, estamos dizendo que ele usará ondas menores, mais sensíveis e com menor distância, porém com uma capacidade maior de velocidade de internet.

Como ambas as ondas trafegam pelo ar, qualquer barreira física poderá comprometer o sinal Wifi e interferir na sua experiência. Abaixo explicamos o que são e como você pode evitar essas barreiras e aproveitar ao máximo sua conexão.

Para iniciar, é importante ressaltar que existem classes de elementos que podem causar a má qualidade da sua rede sem fio, entre outros estão a Atenuação, Reflexão e Ruído.

A atenuação ou absorção é quando o sinal sem fio fica fraco devido a distância e/ou obstáculos no caminho. O maior vilão são as paredes onde, não apenas a quantidade delas, mas também o tipo de material e seu volume podem atrapalhar a conexão. Exemplo: Uma parede revestida de concreto com certeza será uma barreira maior, enquanto uma parede de madeira ou gesso, geralmente, não representa grandes problemas. Para tentar simplificar, imagine tentar se comunicar com um amigo seu e entre vocês dois existe uma parede espessa. Possivelmente a voz de vocês ficará bem fraca e baixa. Pois bem, a comunicação entre seu roteador e seu dispositivo, não é diferente.

No caso da Reflexão ou espelhamento é quando o sinal sem fio do seu roteador por estar próximo, “bate” em algum obstáculo, geralmente metálico e volta à sua origem, causando muita interferência ao roteador. Os objetos mais comuns são espelhos, geladeiras e aquários.

E por último, porém não menos importante, temos os Ruídos, que é quando outros aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos atrapalham no transporte do sinal. Os principais causadores desses problemas são telefones sem fio, micro-ondas, aparelhos bluetooth entre outros dispositivos. Isso acontece porque esses aparelhos sem fio se comunicam em frequências especificadas, e essas podem atrapalhar a comunicação do seu roteador. Isso é semelhante a quando você está falando e outra pessoa perto de você começa a falar ao mesmo tempo, causando um “ruído”, logo, ninguém consegue se comunicar direito.

Devido aos inúmeros ruídos e interferências, o ideal é montar uma rede sem fio de qualidade. Conte com o auxílio de um técnico de informática de confiança que irá analisar todo seu ambiente e posicionar seu roteador(es) em um local longe dos obstáculos mencionados acima e assim você terá um melhor aproveitamento da sua  conexão de internet e rede WIFI.

Confira também: Devo deixar o DMZ habilitado no roteador?

Voltar
Fale agora pelo Whatsapp