Blog

Qual a diferença entre 2.4GHZ e 5.8GHZ no roteador

03 / dez / 2020

Quando falamos sobre 2.4 GHz (Gigahertz) ou 5 GHz em um roteador, nos referimos à banda ou tecnologia que ele usa para transmitir os dados usando ondas de rádio (rede sem fio) e esses números se referem a frequência (número) de ondas que este equipamento sem fio consegue emitir por segundo.

Estas ondas de rádio conseguem transportar dados entre os dispositivos, logo, quanto mais ondas, mais informação são transportadas. A frequência 2.4 GHz significa que são emitidas 2,4 bilhões de ondas por segundo e já a 5.8 são 5,8 bilhões de ondas.

Então olhando esses números já podemos supor que 5.8 é melhor que 2.4, certo? Nem sempre, isso vai depender principalmente da necessidade de cada cliente. Vamos ver as características de cada tecnologia, mas antes falaremos um pouco sobre ondas de rádio.

Quando falamos em ondas de rádio ou ondas eletromagnéticas, o assunto parece um tanto quanto confuso, mas para facilitar vamos fazer uma simples analogia, comparando com ondas na água. Assim como quando você joga uma pedrinha pequena em uma lagoa, ela gera um monte de ondinhas e quando você joga uma pedra grande gera menos ondas porém com proporções maiores, com as ondas de rádio é bem semelhante, podem ser geradas várias e bem pequenas ou “poucas” e em maior tamanho. Quanto mais ondas, mais dados podem ser transferidos.

A banda 2.4 GHz transporta menos dados, mas podem transpor mais obstáculos (velocidades menores em uma área de abrangência maior), como paredes, móveis, árvores, etc. A banda 5.8 GHz formam ondas menores mas em maior quantidade e com isso transportam mais dados (velocidades maiores em uma área menor), porém são mais sensíveis a obstáculos.

É importante saber que nem todos os equipamentos sem fio possuem a tecnologia 5.8 GHz, então, para você usufruir desta tecnologia, tanto seu roteador quanto seus dispositivos como smartphone ou smart tv também deverão ser compatíveis com ela.

Em resumo:

2.4 → O sinal vai mais longe, transpõe mais obstáculos e mais interferências.

5.8 → Sinal mais “frágil”, não transpõe obstáculos, passa mais banda por segundo. Leia também: #DicaIdeal: 3 filmes para conectar-se com o clima de Natal.

Voltar
Fale agora pelo Whatsapp