Blog

Quais as principais dúvidas sobre a fibra óptica

19 / set / 2019

Essa nova tecnologia está ganhando cada vez mais espaço nas casas e empresas, graças a sua alta velocidade e qualidade na conexão, porém, algumas pessoas ainda não conhecem e ficam com dúvidas na hora de escolher. Separamos as principais dúvidas para você saber mais e aproveitar essa tecnologia.

O que é a Fibra Óptica: Ela é um estrutura de vidro cilíndrica, transparente, flexível e com dimensões microscópicas, parecidas com um fio de cabelo. Ela permite a transmissão de dados em velocidades próximas à velocidade da luz.

Porque ela é superior às outras tecnologias: Por ser transmitido através de reflexões de raios laser ao longo do cabo, ela atinge uma capacidade de transmissão única, tornando a velocidade da transmissão de dados muito maior. Além de garantir uma maior estabilidade de sinal e não sofrer interferências ou quedas de transmissão.

A fibra óptica é mais segura e resistente: Sim! Os cabos de fibra óptica são mais seguros que os tradicionais cabos de cobre. Eles não superaquecem e também não são afetados pela chuva, havendo menos risco de incêndio e interferências.

Cabos de fibra óptica são mais frágeis: Não! Eles são mais duráveis! Eles são feitos com materiais extremamente fortes e são capazes de aguentar temperaturas e pressões enormes, além de ser um cabeamento altamente protegido, reforçado com fibras de vidro e envolvidos com materiais como Kevlar, que é cinco vezes mais resistente que o aço e, é usado para fazer coletes balísticos, sendo utilizados apenas para ambientes externos. Já, os cabos denominados como flat, lançados do poste para dentro da residência, deve-se ter um cuidado maior no manuseio e principalmente no local onde fica acomodado para não prejudicar o sinal da fibra.

Leia também: 3 ações que diminuem a velocidade da sua internet.

Voltar
Fale agora pelo Whatsapp