Blog

Entenda a diferença entre plano de internet e velocidade

21 / out / 2020

Você sabe qual a relação entre seu plano e a velocidade da sua internet? Pois bem, essa dúvida não é muito comum pois muitos julgam ser a mesma coisa, mas neste conteúdo vamos lhe explicar a diferença.

Quando você vai acessar um site como o Youtube, por exemplo, e clica para rodar um vídeo, é importante saber que este vídeo não vem como um arquivo inteiro e único até seu dispositivo. Ele é dividido em inúmeros “pacotinhos” antes de ser entregue para você. Assim, conforme estes pacotes contendo seu vídeo vão chegando, ele vai sendo remontado e mostrado na sua tela. No momento em que o usuário clica no play, a “mágica” acontece e o vídeo inicia sua reprodução.

Neste exemplo, a velocidade da internet seria o tempo de resposta entre você clicar no play e o Youtube começar a enviar os arquivos para você. Geralmente para sites no Brasil, essa velocidade pode ficar em torno de 20 a 30 milissegundos. Sites nos EUA podem levar por volta de 200 ms e sites na China, por exemplo, podem levar em torno de 400 ms para responder. Esse tempo está relacionado à distância, a qualidade do site e o caminho que seu vídeo usará para chegar até sua máquina.

Já a banda ou seu plano de internet, diz respeito a quantos destes “pacotinhos” contendo seu vídeo você poderá receber ao mesmo tempo. Quanto maior seu plano, mais pacotes podem ser recebidos e isso reflete em uma maior qualidade do vídeo.

Para se ter uma ideia, os vídeos com qualidade 4K (Ultra qualidade) recomenda-se uma conexão de 25 Mbps por dispositivo. Se você não tem essa banda e forçar essa qualidade, seu roteador não irá receber todos os pacotes a tempo para mostrar na tela e isso fará o seu vídeo travar constantemente.

Alguns serviços na internet como jogos online, telefonia ou videoconferência são muito sensíveis e requerem uma conexão estável e de alta velocidade. Caso contrário acontece o que chamamos de LAG onde o serviço fica travando ou demora para responder. Nos serviços como downloads ou vídeos online dê preferência a uma banda maior para que possa receber mais dados em menos tempo.

Como faz para medir minha banda e minha velocidade?

O site que sempre recomendamos para testar sua conexão é o fast.com. Neste site é possível testar sua banda e sua velocidade de forma muito fácil, basta entrar no site que ele já inicia o teste. Lembre-se que para que o teste te traga um resultado confiável, é indispensável que  você esteja utilizando um dispositivo com capacidade de receber o total da banda contratada e também deve deixar somente o dispositivo do teste conectado via cabo ou na rede sem fio 5 GHz e próximo do seu roteador.

Leia também: Quer retirar o boleto para pagamento pela área do cliente?! Confira o nosso passo a passo!

Voltar
Fale agora pelo Whatsapp