Blog

Você sabe o que é o cache do seu navegador de internet?

03 / jul / 2020

Toda vez que você vai acessar um site ou serviço na internet, seu navegador faz o download de TODO o conteúdo para seu dispositivo. Quando você sai daquele site, uma parte do conteúdo baixado fica armazenado no seu dispositivo. Isso é chamado de cache.

Para que ele serve?

Você já percebeu que sempre que acessa um site desconhecido pela primeira vez ele leva um tempo maior para abrir e se você acessar novamente ele abre bem mais rápido? Pois essa é a função do cache mencionado acima.

Um exemplo disso é quando você, ao acessar o site do Facebook pela primeira vez, ele pede um usuário e senha. Nos próximos acessos ele não pedirá mais essa informação pois já está armazenada no cache.

Quais os problemas que ele pode apresentar?

O que acontece é que as informações guardadas em cache, após um tempo, por algum motivo, podem ficar desatualizadas ou se corromper, fazendo com que você não consiga acessar aquele site ou serviço.

Nestes casos, uma forma de saber se um site que não está mais abrindo é por conta do cache, você poderá usar outro navegador de internet ou abrir o mesmo com uma aba anônima/Privada. A aba anônima ou privada é um tipo de serviço oferecido pelos principais navegadores e consiste em abrir qualquer página da internet sem usar cache ou deixar históricos, sendo apagado tudo ao fechá-la. Sendo assim, se o site abrir normalmente usando esse serviço, significa que você deverá limpar os arquivos cache do seu navegador.

O que acontece quando limpamos o cache?

Limpar o cache força o navegador a buscar as informações novamente no servidor de origem do site, fazendo com que os problemas relacionados sejam resolvidos. Mas lembre-se que uma vez que você limpe os arquivos temporários do seu navegador, todos os sites e serviços podem vir a “esquecer” as suas configurações, usuários e senhas.

Agora que você já sabe o que é e para que serve o cache do seu navegador, se tiver algum problema com algum site, faça a limpeza. Caso o problema persista, entre em contato que estamos aqui para lhe ajudar.

Boa navegação!



Leia também: Sinais Wi-Fi e seus obstáculos.

Voltar
Fale agora pelo Whatsapp