Devo deixar o DMZ habilitado no roteador?

Devo deixar o DMZ habilitado no roteador?

Apesar das maravilhas que a internet nos oferece, ela é um local que pode ser perigoso e que devemos tomar alguns cuidados para não nos tornamos alvo de ataques maliciosos.

Por sorte existe o roteador que além de nos proporcionar a famosa conexão WIFI, nos fornece uma boa proteção, bloqueando toda nossa rede contra esses ataques vindos da internet. Porém, em alguns casos, existem serviços que necessitam que um ou mais equipamentos possam ser acessados externamente, como um sistema de monitoramento de câmeras, por exemplo.

Para que estes dispositivos possam ser acessados da internet, algumas “portas” específicas deverão ser abertas no roteador e assim muitos acabam recorrendo a uma simples configuração presente nos roteadores chamada de DMZ.

A DMZ, quando ativada, libera TODAS as portas ao mesmo tempo, o que não é necessário, mas facilita o serviço de fazer uma por uma. O lado ruim disso é que ela também deixa o dispositivo totalmente exposto na internet, sem qualquer tipo de proteção do roteador.

Nossa sugestão é, quando necessitar de liberação de portas, você deverá analisar quais serão necessárias e fazer uma a uma ao invés de ativar uma DMZ e deixar seu equipamento totalmente desprotegido.

Para entender melhor, faremos uma analogia: imagine uma casa protegida por um muro. Você poderá abrir um portão para entrar e sair com seu carro e um portão menor para sair a pé. Estes portões ficarão abertos somente quando necessário.

Neste exemplo, você abriu somente duas “portas” no seu muro. Voltando ao roteador, no caso de uma DMZ, você estaria derrubando todos os muros da sua casa, deixando-a totalmente exposta, ou seja, ativar DMZ é o mesmo que dizer ao seu roteador para aceitar toda e qualquer requisição vinda de qualquer lugar do MUNDO e mandar tudo para aquele dispositivo. Diante disto, o risco de deixar seu sistema de câmeras exposto a uma DMZ, é que ele pode ser alvo de ataque e tudo que elas filmarem corre o risco de ficar exposto a qualquer um!

Confira também: Netflix junto e a distância.

  • ChatWeb