Crianças na Internet: Saiba como tornar esse acesso mais seguro!

Crianças na Internet: Saiba como tornar esse acesso mais seguro!

Hoje, os smartphones e tablet’s estão cada vez mais presentes na vida dos pequenos, tudo isso para garantir mais diversão. Mas os pais devem escolher bem a idade certa para presentearem seus filhos com um celular ou computador. Esses aparelhos oferecem um excesso de liberdade perigoso e inúmeros problemas para as crianças.

Separamos algumas dicas para você cuidar da segurança dos pequenos na internet, confira:

Explique a importância da privacidade: As crianças ainda não têm maturidade suficiente para entender a importância da privacidade, ainda mais em uma época em que elas estão acostumadas a verem pessoas expondo suas vidas 24 horas por dia nas redes sociais. Converse com eles, sobre a importância de não passarem para estranhos informações pessoais, como endereço de casa ou da escola onde estudam, por exemplo. Oriente também a não aceitarem solicitações de amizade ou seguidores desconhecidos nas redes sociais, além de manter as publicações pessoais disponíveis apenas a amigos e familiares.

Observe o comportamento dos pequenos: Não deixem os pequenos utilizarem a internet por muito tempo em ambientes fechados, pois é importante você ficar atento aos comportamentos delas no período de navegação. Fique de olho, por exemplo, se:

  • Eles minimizam ou fecham aplicativos sempre que alguém chegar perto?!
  • Costumam fechar a porta do quarto quando estão utilizando a internet?!
  • Bloqueiam a tela do celular quando alguém está se aproximando?!

Essas atitudes indicam que a criança está escondendo algo e possivelmente correndo algum risco, por consequência. O ideal é chamar para conversar e saber o que está acontecendo. Ah! E é essencial você estar aberto e calmo para que a crianças não se sintam intimidadas e fiquem com medo de se abrir com o adulto sobre algum incomodo.

Crie senha junto com os pequenos: É importante que as crianças aprendam desde cedo as noções de segurança na internet. Portando, crie as senhas junto com eles, para que entendam que a sua segurança é essencial. É importante também que essas senhas sejam alteradas de tempos em tempos. Aproveite essa troca de senhas para reforçar a importância da segurança nas redes. Conversar e explicar nunca é demais!

Leia também: 4 dicas para navegar na internet com segurança.

Deixe um comentário

  • ChatWeb