Blog

Aumentei meu plano e parece que ficou mais lento. O que aconteceu?!

04 / nov / 2020

Provavelmente já aconteceu de você estar utilizando seu plano de internet, e com o tempo sentiu a necessidade e resolveu aumentar sua banda e após isso teve a impressão que ficou pior do que antes? com quedas e travamento da sua internet? Possivelmente você ligou para o provedor e no suporte prestado, eles sinalizaram sobre seu roteador, mas você discorda, pois ele sempre funcionou bem. Saiba que isso tem uma explicação e saberá agora.

Hoje muitos serviços na internet são inteligentes o suficiente para saber qual a sua banda de internet e usa isso para ajustar os seus serviços à uma melhor experiência do usuário. Um bom exemplo são os sites do Youtube e da Netflix que, ao abrir um vídeo, eles ajustam a qualidade conforme sua conexão, para que você possa assistir na melhor qualidade possível sem travar.

Logo, a qualidade do vídeo está diretamente ligada a sua banda de internet. Pois quanto maior a qualidade, mais arquivos seu dispositivo terá de receber para mostrar na tela. Outro ponto importante é que todos esses arquivos que são mostrados nos seus dispositivos, são processados pelo seu roteador.

O roteador é o elemento mais importante da sua rede. É por ele que irá passar as requisições de dados de todos os seus dispositivos e, assim como qualquer outro dispositivo eletrônico, tem um poder de processamento e memória limitados.

No passado, com planos de internet muito básicos, qualquer roteador era suficiente pois, geralmente, as famílias tinham poucos dispositivos para se conectar nele. Porém, hoje tudo ficou mais complexo. A menos que o usuário possa investir em um roteador de alta potência, saiba que as fabricantes, a fim de manter um preço competitivo, lançam produtos com propostas mais focadas em um uso específico e geralmente o roteador não fará muito mais do que isso.

Alguns roteadores tem a proposta de serem bons em velocidade (baixa latência), outros em alcance do sinal WiFi, outros suportam mais usuários simultâneos (dezenas de usuários simultâneos) e ainda outros mais fluxo de dados (muitos dispositivos usando pouca banda). Ou seja, no mercado há uma gama enorme de roteadores feitos para suprir cada demanda de mercado. Nos modelos mais básicos de roteadores, podem passar bastante banda, mas podem servir apenas 2 ou 3 dispositivos simultâneos. Mais que isso ele não terá processamento suficiente e deixará a desejar.

Então fique atento. Não significa que por ser novo, seu roteador será o mais adequado para seu plano de internet e suas necessidades. Por isso, visando contribuir na qualidade da rede interna dos nossos clientes, a Clonix disponibiliza uma autorizada, que por sua vez é especialista em rede interna, e esta possui profissionais qualificados a fazer um estudo do ambiente que o cliente usará, os dispositivos e os serviços que necessita e assim sugerir uma solução adequada. Em caso de dúvidas faça contato conosco através dos nossos canais.

Leia também: Entenda a diferença entre plano de internet e velocidade.

Voltar
Fale agora pelo Whatsapp